top of page
Buscar
Foto do escritorKazue Iwassa

A importância dos sentidos para o Design

Quanto mais áreas sensoriais forem atingidas com um projeto mais impactante o mesmo será?


A consciência da existência do recurso dos sentidos pode ser usado de forma que seja possível que o designer trabalhe com esses sentidos em mente, fornecendo à ele uma área incrivelmente ampla, e um controle maior em relação a forma de se atingir o público com um projeto.


Dessa forma, depois de identificar o objetivo por trás do seu trabalho, o designer terá a oportunidade e o conhecimento de escolher quais dos cinco sentidos serão capazes de impactar o seu espectador da forma mais conveniente, seja ela por meio de visão, audição, olfato, tato, paladar, a junção de alguns desses sentidos ou todos ao mesmo tempo. Nesse aspecto, acredito que a falta de um desses sentidos também possa ser considerada, visando o impacto que a ausência deles causaria na hora de se passar determinada mensagem.


Depois de algumas pesquisas separei algumas criações onde acredito que os sentidos tenham sido aplicados de forma única e impactante:


Food Art Pairings de David Schwen.


Exploram a visão, o tato, o paladar e o olfato.


Essence in Space de Chang Hee Lee.


Projeto que faz com música se converta em cheiros, através de um piano adaptado onde cada nota tocada libera um perfume especifico.

Explora o olfato e a audição.


Blue-Yellow-Red de Robbie Lynn Hunsinger.

Projeto que trabalha com cores e música.

Explora a visão e a audição.


Depois de pesquisar sobre trabalhos que envolvem sinestesia, eu pude observar que, na maior parte das vezes, esses projetos são bastante interativos e marcam o espectador que participa da experiência, por estimularem a sua participação e por serem uma oportunidade de experimentar novas sensações.


Fontes:

https://www.behance.net/gallery/7360983/Food-Art-Pairings

https://www.changheelee.com/essence-in-space.html

https://vimeo.com/album/3170899




32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page